EXAMES

Eletrocardiograma

O Eletrocardiograma é solicitado em consulta de rotina, pois é capaz de detectar doenças silenciosas, como Arritmias cardíacas, infarto agudo do miocárdio entre outros...

Preparo e Orientações:

⚠️ Chegar com 15 minutos de antecedência. _______________________________________________________________________________________ Caso o paciente tenha pelos na região do tórax no dia deve depilar-se para melhor efetividade dos eletrodos, logo após tome banho e evite passar cremes ou óleos corporais. O Eletrocardiograma, ou ECG, é um exame para avaliar a atividade elétrica do coração, como: o ritmo, a quantidade e a velocidade das suas batidas.

Este exame é feito por um aparelho que desenha gráficos sobre estas informações do coração e permite identificar doenças, como arritmias, sopros ou até infarto, estes gráficos, interpretados pelo clínico geral ou cardiologista.


Para que serve o Eletrocardiograma

Geralmente, o Eletrocardiograma é solicitado em consulta de rotina, pois é capaz de detectar doenças silenciosas, como:

• Arritmias cardíacas: batimentos cardíacos acelerados, lentificados ou fora de hora. Podem apresentar sintomas como palpitações, tontura ou desmaios;

• Infarto agudo do miocárdio: pode ser a causa de dor ou queimação no peito, tontura e falta de ar;

• Inflamação das paredes do coração: causada por pericardites ou miocardites, que podem ser suspeitas quando há dor no peito, falta de ar, febre e mal-estar;

• Sopro cardíaco: alterações das valvas e paredes do coração. Geralmente causam tontura e falta de ar;

Este exame também é solicitado pelo cardiologista para acompanhar a melhora ou piora de doenças e para verificar se os medicamentos para arritmia ou marca-passos estão sendo eficazes.


Como é feito o Eletrocardiograma

Por ser prático, rápido e não causar dor, o ECG pode ser feito no hospital, em clínicas ou consultório de um cardiologista. Para isso, o paciente fica deitado numa maca, é feita a limpeza dos punhos, tornozelos e peito com algodão e álcool e são fixados cabos e pequenos contatos metálicos nestas regiões, que são ligados ao aparelho do Eletrocardiograma.

Os contatos metálicos captam os batimentos do coração e a máquina registra-os em papel por meio de um gráfico, que depois será analisado pelo cardiologista.

Este exame não tem contraindicações, mas não pode ser realizado em pessoas que não conseguem ficar paradas, como por tremores ou Parkinson, por exemplo.



Aqui, na Clínica Consulta Fácil, você encontra especialista qualificado e pronto para te ajudar. Agende já!