EXAMES

Eletroneuromiografia

O Eletroneuromiografia (ENMG) avalia a presença de lesões que afetam os nervos e músculos, como acontece em doenças como esclerose lateral amiotrófica, neuropatia diabética, síndrome do túnel do carpo ou doença de Guillain-Barré

Preparo e Orientações:

O exame de Eletroneuromiografia (ENMG) avalia a presença de lesões que afetam os nervos e músculos, como acontece em doenças como esclerose lateral amiotrófica, neuropatia diabética, síndrome do túnel do carpo ou doença de Guillain-Barré. Esse exame ajuda o médico a confirmar o diagnóstico e planejar o melhor tratamento. Além disso, a Eletroneuromiografia também registra a condução de um impulso elétrico em um nervo e avalia a atividade do músculo durante um determinado movimento.

Geralmente, são analisados os membros inferiores ou superiores, como pernas ou braços. Para isto, o exame é realizado em 2 etapas:

Eletroneurografia: pequenos sensores são posicionados estrategicamente sobre a pele, a fim de avaliar determinados músculos ou trajetos de nervos. Em seguida, captadas pelo aparelho, pequenos estímulos elétricos são feitos para produzir atividades nesses nervos e músculos;

Eletromiografia: para avaliar diretamente a atividade, um eletrodo em forma de agulha é inserido na pele até alcançar o músculo. Para isso, é pedido para que o paciente realize alguns movimentos enquanto o eletrodo detecta os sinais.


Para que serve a Eletroneuromiografia?

O Eletroneuromiografia estuda o funcionamento dos nervos e músculos, que podem estar alterados em algumas situações, como:

• Polineuropatia provocada por diabetes ou por alguma doença inflamatória;

• Atrofia muscular progressiva;

• Hérnia de disco ou outras radiculopatias, doença da raiz de um nervo, que provocam lesões nos nervos da coluna;

• Síndrome do túnel do carpo;

• Paralisia facial;

• Esclerose lateral amiotrófica;

• Poliomielite;

• Alteração da força ou sensibilidade provocada por um trauma ou pancada;

• Doenças musculares, como miopatias ou distrofias musculares.


Com as informações obtidas durante o exame, o especialista poderá confirmar o diagnóstico, indicar as melhores formas de tratamento e, em alguns casos, acompanhar a gravidade e evolução da doença.


Aqui, na Clínica Consulta Fácil, você encontra especialista qualificado e pronto para te ajudar.
Agende sua consulta!