EXAMES

Espirometria

A Espirometria, ou exame de sopro, é um teste que permite avaliar os volumes respiratórios e a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões. É considerado o exame mais importante para avaliar o funcionamento do pulmão.

Preparo e Orientações:

Chegar 15 minutos antes do horário agendado. Não é necessário jejum, apenas fazer dieta leve 2 horas antes da realização do exame. Não tomar café ou chá preto até 6 horas antes do exame. Não utilizar broncodilatadores até 24 horas antes do exame exemplos (Aerolin, Aerojet, Aerotide, Berotec, Clemil, Duovent, Combivente, Bricanil, Fenozan, Foraseq, Alenia, Seretide e Fluir) . Caso o paciente esteja gripado pedimos para remarcar o exame. Não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 24hs. Trazer marcado peso e altura.


A Espirometria, ou exame de sopro, é um teste que permite avaliar os volumes respiratórios e a quantidade de ar que entra e sai dos pulmões, bem como o fluxo e o tempo. É considerado o exame mais importante para avaliar o funcionamento do pulmão.

Este exame pode ser solicitado pelo clínico geral ou pelo pneumologista para ajudar no diagnóstico de vários problemas respiratórios, como asma, DPOC, bronquite, fibrose pulmonar e outras doenças que possam afetar os pulmões.

Além disso, a Espirometria também pode ser pedida pelo médico apenas para avaliar e acompanhar uma doença pulmonar após o início do tratamento, por exemplo.


Como é o exame de Espirometria

A Espirometria é rápida, simples e indolor. Durante o exame, é colocada uma presilha de borracha no nariz do paciente para que respire apenas pela boca. Depois, o médico entrega um tubo, que fica conectado a um aparelho chamado espirômetro, para que o paciente sopre moderadamente e com muita força algumas vezes.

Cada ação é registrada em forma de gráficos e tabelas por um computador. Esses gráficos devem ser analisados pelo médico pneumologista, que irá interpretar os resultados e dar o diagnóstico correto da saúde pulmonar do paciente.


Preparo para fazer a Espirometria

• Não fumar 1 hora antes do exame;

• Não beber bebidas alcoólicas até 24 horas antes;

• Evitar fazer refeição pesada antes do exame;

• Usar roupa confortável.


Este preparo evita que a capacidade pulmonar não fique afetada. Caso não seja realizado um preparo adequado, é possível que os resultados sejam alterados. Por isso, é sempre importante seguir as orientações do profissional.


Aqui, na Clínica Consulta Fácil, você encontra especialista qualificado e pronto para te ajudar.
Agende sua consulta!