EXAMES

Exames Laboratoriais (Coleta de Sangue /Urina)

Os exames laboratoriais são realizados para garantir um diagnóstico correto ou para um check-up. Os mais conhecidos são os exames de sangue e os de urina.

Preparo e Orientações:

Os exames laboratoriais são realizados para garantir um diagnóstico correto ou para um check-up. Os mais conhecidos são os exames de sangue e os de urina.


Exame de Sangue

O exame de sangue é feito para inúmeros diagnósticos diferentes. Confira alguns:

Hemograma: é feito para avaliar as três principais linhagens de células do sangue (hemácias, leucócitos e plaquetas). É o exame mais completo;

Hemácias (glóbulos vermelhos): utilizado para o diagnóstico de anemia, que é a redução do número de células vermelhas. São levados em conta principalmente os valores do hematócrito e da hemoglobina;

Leucócitos (glóbulos brancos): analisa a quantidade de glóbulos brancos, as nossas células de defesa. Quando estão em maior quantidade, normalmente, indicam uma resposta do organismo a um processo infeccioso em curso;

Plaquetas: avalia a quantidade de plaquetas, que são as células responsáveis pelo processo de coagulação do sangue. Elevações são chamadas de trombocitose e a diminuição de trombocitopenia.


Exame de Urina

O exame de urina é feito para diagnosticar problemas que afetam o sistema renal e urinário, existindo três tipos principais: o exame de urina tipo 1, o exame de urina de 24 horas e o exame de urocultura.


Exame de urina tipo 1: é o mais comum, pois é um bom indicativo geral da saúde, mas existem outros parâmetros que também devem ser levados em consideração;

Exame de urina de 24 horas: ajuda a identificar pequenas alterações ao longo do dia e é feito acumulando-se em um recipiente grande toda a urina eliminada durante o dia. Essa amostra é levada para o laboratório de análises para verificar sua composição e quantidade, ajudando a identificar problemas como filtração nos rins, perda de proteínas e até pré-eclâmpsia em grávidas.

Coleta de Urina: Fazer assepsia do local (higienizar com água e sabonete). A primeira urina da manhã é a mais indicada, desprezar o primeiro jato e colher o restante. Não sendo a primeira urina aguardar aproximadamente 2 horas após a última.

Coleta de Urina de 24hs: Iniciar com a segunda urina da manhã, colhendo todo o volume da micção no recipiente fornecido pelo laboratório, durante todo o dia até a primeira do dia seguinte . Manter o frasco refrigerado até o término da coleta.

Urocultura: também chamada de urocultura ou cultura de urina, é o exame que identifica a presença de bactérias. Como os rins e a bexiga são locais estéreis, sem micróbios presentes, a identificação de uma bactéria na urina costuma ser um forte indicador de uma infecção. É importante lembrar, porém, que nem sempre a presença de bactérias indica uma infecção ativa. Algumas delas podem colonizar a uretra e a bexiga sem necessariamente causar doença.


Horário de Coleta: Segunda a sábado das 07:00 às 10:30 horas.


Aqui, na Clínica Consulta Fácil, você encontra especialista qualificado e pronto para te ajudar.
Agende sua consulta!