PROCEDIMENTOS

M.A.P.A.

O exame de M.A.P.A. (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) é solicitado frequentemente por um médico cardiologista para diagnosticar Hipertensão Arterial Sistêmica (Pressão Alta).

Preparo e Orientações

O exame de M.A.P.A. (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) é solicitado frequentemente por um médico cardiologista para diagnosticar Hipertensão Arterial Sistêmica (Pressão Alta). Ele é utilizado também para avaliar se um determinado tratamento para hipertensão está sendo eficaz ou se há necessidade de ajuste da dose e até mesmo troca de medicamento.


Como é feito o M.A.P.A.

Para fazer o M.A.P.A, um equipamento especial é preso no braço do paciente com uma braçadeira e ligado a um aparelho eletrônico, que pode ser transportado no cinto ou no bolso. Durante a realização do exame, o paciente deve seguir um dia normal, com cuidado para não molhar o aparelho e, sempre que possível, ficar parado quando o aparelho apitar, com o braço apoiado e esticado, pois é nessa hora que será registrada a pressão arterial daquele momento. Após 24 horas, o paciente deve voltar ao consultório para retirar a braçadeira e o médico irá fazer a avaliação dos dados, indicando o tratamento mais adequado para o paciente.


Cuidados durante o M.A.P.A.

Durante o exame de M.A.P.A, as atividades diárias devem ser feitas normalmente. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados, como:

• Evitar que o tubo da braçadeira fique torcido ou dobrado;

• Evitar fazer exercício físico;

• Não tomar banho.


Além disso, é importante que, caso o paciente tome algum remédio, anote no diário ou caderno o nome do medicamento e o horário em que o ingeriu para depois mostrar ao médico.


Aqui, na Clínica Consulta Fácil, você encontra equipamentos, estrutura e profissionais qualificados para realizar seu exame de M.A.P.A. Agende aqui!