PROCEDIMENTOS

Mapeamento de Retina / Fundoscopia

Preparo e Orientações:

O Mapeamento de Retina, também conhecido como exame de fundo de olho ou fundoscopia, é um exame feito para detectar alterações e indicar tratamento necessário. Nele, o oftalmologista pode analisar os nervos, vasos sanguíneos e tecido do olho responsável pela captação das imagens.

O Mapeamento é indicado para identificar alterações provocadas por:

• Doenças oculares: glaucoma, descolamento de retina, tumor, inflamações, falta de fluxo de sangue ou intoxicação por remédios.

• Doenças sistêmicas que causam danos oculares por alterarem os nervos e vasos dos olhos: diabetes, hipertensão arterial, doenças reumáticas, doenças neurológicas ou doenças do sangue.

O Mapeamento de Retina também pode ser indicado em bebês prematuros, com idade igual ou inferior a 32 semanas, ou com peso igual ou inferior a 1.500 g, já que nestes casos pode haver a retinopatia da prematuridade, doença que provoca alterações nos vasos sanguíneos do bebê, que, se não for tratada, pode levar até a cegueira.

Como é feito o Mapeamento de Retina

Este exame é simples e pode ser feito durante a consulta com o oftalmologista. É utilizado um aparelho chamado oftalmoscópio, que é posicionado a uma distância de cerca de 15 cm e projeta um feixe de luz no fundo do olho, permitindo que o oftalmologista observe e identifique alterações.

Quando fazer o Mapeamento de Retina

• Se a visão está prejudicada e o motivo não é a falta de óculos;

• Pessoas com mais de 50 anos, pois nesta idade é comum surgirem doenças da retina;

• Portadores de doenças que podem causar lesões na retina;

• Pessoas com miopia;

• Quando faz uso de medicações consideradas tóxicas para a retina, como Cloroquina, Clorpromazina, Tamoxifeno ou Isotretinoína;

• No pré-operatório de cirurgias oculares;

• Se familiares já tiveram descolamento da retina;

• Após traumas ou lesões no olho;

• Sempre que for feita alguma queixa relacionada a alterações internas do olho;

• Em bebês prematuros.

Aqui, na Clínica Consulta Fácil, você encontra um médico Oftalmologista qualificado para realizar o seu exame de Mapeamento de Retina. Agende já!