PROCEDIMENTOS

Marca Passo

Preparo e Orientações:

O Marcapasso cardíaco monitora o coração continuamente e identifica batimentos irregulares, lentos ou interrompidos, enviando um estímulo elétrico e regularizando os batimentos. É um pequeno aparelho colocado cirurgicamente junto ao coração ou abaixo da mama. Ele pode ser provisório, quando colocado apenas por um período de tempo para tratar alteração cardíaca, ou definitivo, que é colocado para controlar problemas a longo prazo, como a doença do nó sinusal, por exemplo.

Cirurgia de Marcapasso

A cirurgia para colocação do marcapasso cardíaco é simples e rápida. É realizada com anestesia geral, mas pode ser administrada uma sedação complementar no paciente para que fique mais confortável durante o procedimento. Durante a cirurgia, é feito um pequeno corte no peito ou no abdome para colocar o aparelho, que é constituído por dois fios, chamados eletrodos, e um gerador ou bateria. O gerador é responsável por dar energia e permitir o funcionamento dos eletrodos, que têm como função identificar qualquer alteração no batimento cardíaco e gerar impulsos para que volte ao normal. A implementação do Marcapasso é indicada pelo cardiologista quando a pessoa possui alguma doença que cause diminuição dos batimentos cardíacos, como doença do nó sinusal, bloqueio atrioventricular, hipersensibilidade do seio carotídeo ou outras que afetam a regularidade das batidas do coração.

Cuidados após a cirurgia de Marcapasso

Por ser um procedimento simples, o paciente já pode ir para casa no dia seguinte à cirurgia. No entanto, é importante fazer repouso no primeiro mês e consultar regularmente o cardiologista.

Além disso, é importante evitar batidas no aparelho, evitar movimentos bruscos envolvendo o braço do lado em foi colocado o Marcapasso, ficar cerca de 2m distante do micro-ondas ligado e evitar usar o celular do mesmo lado em que está o Marcapasso.

Aqui, na Clínica Consulta Fácil, você encontra médico cardiologista qualificado para realizar a sua cirurgia de Marcapasso. Agende seu exame!