PROCEDIMENTOS

Vasectomia

A vasectomia é a cirurgia recomendada para homens que não querem mais ter filhos. É uma intervenção cirúrgica simples feita por um urologista no consultório médico e dura cerca de 20 minutos.

Preparo e Orientações:

A vasectomia é a cirurgia recomendada para homens que não querem mais ter filhos. É uma intervenção cirúrgica simples feita por um urologista no consultório médico e dura cerca de 20 minutos.

Na vasectomia, o médico corta os canais deferentes que conduzem os espermatozóides dos testículos até o pênis. Desta forma, os espermatozóides não são liberados durante a ejaculação e, por isso, o óvulo não pode ser fecundado, evitando a gravidez.


Recuperação da Vasectomia

A cirurgia de vasectomia é bastante simples e as atividades diárias podem ser retomadas sem nenhum incômodo depois de 2 a 3 dias da cirurgia. Já o contato íntimo só deve ser iniciado após 1 semana para permitir a cicatrização adequada.

Entretanto, é aconselhado utilizar outros métodos contraceptivos, como o preservativo, até 3 meses depois da cirurgia, pois, embora os efeitos da vasectomia sejam imediatos, impedindo os espermatozoides de chegar até ao pênis, ainda podem restar alguns dentro dos canais.

Em média são necessárias até 20 ejaculações para eliminar todos os espermatozóides que restaram nos canais. Em caso de dúvida, uma boa dica consiste em fazer um exame de contagem de espermatozóides para garantir que já foram completamente eliminados.

Em alguns casos, a vasectomia pode ser revertida por meio da ligação dos canais diferentes, porém as chances de sucesso variam de acordo com o tempo que passou desde a cirurgia. Isto porque, com o tempo, o corpo deixa de produzir espermatozóides e começa a produzir anticorpos que eliminam os espermatozóides produzidos.

Por esta razão, a vasectomia deve ser um procedimento utilizado apenas quando o casal tem a certeza que não pretende ter mais filhos, pois poderá não ser reversível.


Aqui na Clínica Consulta Fácil você encontra profissionais qualificados para realizarem a cirurgia de Vasectomia. Entre em contato: