Quais sintomas e doenças trata o neurologista?

Atualizado: 29 de jun.



O cérebro é nosso principal órgão: além de abrigar a definição de quem somos, porque existimos e em que acreditamos, ele também comanda todo o nosso corpo, dando as ordens para que os demais órgãos façam suas funções.


Por exemplo, agora você está lendo este texto porque o seu cérebro está dando as instruções corretas para o seu corpo para que você consiga absorver todas as informações que estamos te dando.


Incrível, não é mesmo?


E é exatamente isso que é fundamental consultar-se com um neurologista, especialista que se dedica a cuidar não só do cérebro, mas também da medula espinhal e dos nervos.


Saiba nos parágrafos a seguir o que este profissional pode fazer por você e a importância da Neurologia em sua saúde como um todo.


O que é neurologia?


Neurologia é a área da Medicina responsável por estudar, diagnosticar e tratar problemas relacionados ao funcionamento do sistema nervoso, que é dividido em central (cérebro, cerebelo, tronco encefálico e medula espinhal) e periférico (nervos, gânglios e terminações nervosas), além de seus revestimentos, vasos sanguíneos e tecidos efetores, como os músculos.


Quais doenças o neurologista trata?


Há uma série de doenças neurológicas (que afetam o cérebro, a medula espinhal e os nervos) existentes, entre elas:

– Doenças cerebrovasculares (AVC) ou “derrames”;

– Distúrbios do movimento (como tremores, tics e doença de Parkinson);

– Demências (como doença de Alzheimer);

– Doenças desmielinizastes (como a Esclerose Múltipla);

– Doenças musculares e de junção (como a Miastenia Gravis);

– Infecções do sistema nervoso (como meningites e encefalites);

– Tumores;

– Doenças degenerativas.



Sintomas comuns de problemas neurológicos


Existem alguns sinais comuns que são conhecidos pela maioria das pessoas, como dor de cabeça e tontura, porém, os problemas neurológicos também podem provocar outros sintomas, como:

– Dor nas costas;

– Fraqueza;

– Sensação de formigamento ou picadas;

– Dor no pescoço;

– Má coordenação motora;

– Fala bagunçada;

– Desmaios;

– Dificuldade em expressar ou compreender as palavras faladas ou escritas;

– Dificuldade de manter a concentração ao executar uma tarefa;

– Perda do equilíbrio;

– Alucinações visuais;

– Zumbido ou outros sons originários no ouvido.


Importante! Caso sinta um ou mais desses sintomas, é fundamental consultar-se com um especialista. Quanto mais cedo for detectada uma doença, mais adequado e eficaz será o seu tratamento.


Neurologista em Mogi das Cruzes


Apesar de termos muitos órgãos vitais, o mais importante de todos é o cérebro, por isso, cuidar dele com dedicação é vital. Aqui, na Clínica Consulta Fácil, você é atendido por médicos neurologistas cuidadosos, com amplo conhecimento e muito dedicados.


Tire dúvidas sobre nossos especialistas ou agende sua consulta pelo telefone: (11) 3786-1010 ou WhatsApp: (11) 99149-8653. Se preferir, clique no botão abaixo e seja redirecionado para nossa conversa.


Por: Consulta Fácil











2 visualizações0 comentário