top of page

Teste ergométrico: o que é e para que serve

Atualizado: 29 de jun. de 2022



Quando o assunto é saúde do coração, todo tipo de avaliação é importante. E entre os exames cardiológicos existentes para assegurar que este órgão precioso está funcionando perfeitamente, existe um que faz você suar a camisa, mas por um bem maior: o teste ergométrico.


Também conhecido como teste de esforço, ele analisa de que maneira o sistema cardiovascular reage quando o corpo está em movimento, como em uma atividade física, e converte os dados em gráficos para análise do cardiologista.


Você já fez um teste ergométrico? Continue lendo este texto para entender como ele funciona e para que serve.


O que é o teste ergométrico?


Teste ergométrico é um exame cardiológico que avalia o desempenho do coração quando está sob esforço (por isso é também conhecido como “teste de esforço”). É feito em uma esteira ou ciclo ergômetro.


Auxilia no diagnóstico de doenças cardiovasculares, além de permitir o acompanhamento de resultados de tratamentos, avaliar a capacidade funcional e condição aeróbica de atletas, entre outras análises.


Entenda melhor o que é o teste ergométrico com a explicação do Dr. Eduardo Ferreira de Siqueira (CRM 74215), cardiologista da Clínica Consulta Fácil.



Para que serve o teste ergométrico?


O teste ergométrico auxilia em, de maneira resumida, cinco pontos:

1) Na prevenção e diagnóstico de doenças cardíacas;

2) Para avaliar a evolução e prognóstico de problemas no coração;

3) Na prescrição de exercícios;

4) Na avaliação da capacidade funcional e condição aeróbicas de atletas;

5) Para fornecer dados para perícia médica.


Como é feito o teste ergométrico?


Primeiro, é importante saber que cada teste é feito em etapas e intensidade diferentes para cada paciente, dependendo da indicação e saúde da pessoa.


Com tudo isso claro, eletrodos são colocados pelo corpo, a pressão arterial é colhida e a esteira (equipamento mais comum usado para o exame) começa a funcionar. Durante o exercício, a velocidade e inclinação do aparelho mudam. Ao fim, a pressão é medida novamente.



Teste ergométrico em Mogi das Cruzes


O teste ergométrico é um importante exame que auxilia na identificação de problemas cardíacos, como a doença arterial coronariana, arritmias e hipertensão arterial. Aqui, na Clínica Consulta Fácil, você pode fazer esse e outros exames pedidos pelo cardiologista com ampla disponibilidade de agenda e por um valor justo.


Tire dúvidas ou agende sua data pelo telefone: (11) 3786-1010 ou WhatsApp: (11) 99149-8653. Se preferir, clique no botão abaixo e seja redirecionado para nossa conversa.


Por: Consulta Fácil













16 visualizações0 comentário

AGENDE AGORA MESMO: Consulta | Exame | Check-up

bottom of page